quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Doações de Natal

Calma. Se você começou a ler este texto achando que pedirei alguma doação, pode continuar sua leitura, pois não pedirei nada, absolutamente nada. Gostaria apenas de explanar uma coisa que me angustia demais ano após ano.

No condomínio em que moro, estão arrecadando sacolinhas para crianças. Para quem não sabe do que se trata, é assim: escolhe-se uma instituição para receber a doação. Coleta-se o nome, sexo e idade de todas as crianças. Os doadores escolhem uma criança para receber sua doação natalina, que será composta de uma roupa completa (parte de cima, de baixo, calcinha/cueca e meias), um calçado e um brinquedo novo.

Acho a iniciativa bárbara.

Neste mesmo condomínio, arrecada-se brinquedos novos para outra instituição que assiste dez mil crianças. Aqui é mais fácil, basta doar um brinquedo novo e embrulhado, designando a faixa etária e sexo do brinquedo, que será distribuído no Natal.

Na escola dos meus filhos, ajuda-se a duas entidades, uma para crianças, outra para velhinhos. À entidade infantil, coleta-se sacolinhas (como descritas acima). Para a dos velhinhos, ao invés do brinquedo, coloca-se um kit de higiêne, com perfume, desodorante, sabonete, xampu, pente, escova de dente, pasta, enfim, tudo que se achar de higiêne.

Uma grande amiga ajuda uma instituição, e mandou-me um email pedindo para contribuir com as sacolinhas para aquela instituição.

Outra amiga é evangélica, e ajuda a comunidade da sua igreja montando cestas natalinas com peru, chester, panetone e comidas natalinas.

Ainda há o centro espírita no qual minha sogra trabalha, que atende uma enorme comunidade carente em Heliópolis, coletando também sacolinhas completas para as crianças.

Algumas pessoas que frequentam o grupo de pais desta instituição espírita, também fazem arrecadações para outras entidades, e eu recebo vários emails solicitando sacolinhas.

Acho super válido ajudar nossos irmãos necessitados, já que temos a dádiva de ter um teto, termos o que comer em todas as refeições e podermos criar nossos filhos de maneira digna.

Só acho que fica muito cansativo tanta gente pedindo doação de tantos lados. Porque além de tudo, temos pessoas carentes em nossas famílias, as quais temos de ajudar, e sem pedir ajuda pra ninguém.

É muito bonito fazer caridade. Mas será que daria para as pessoas pararem de tentar fazer caridade com a minha "esmola"? Eu vou continuar minhas bondades com os necessitados de acordo com o que posso e com o que quero contribuir. Não estou me negando, em nenhuma hipótese, a ajudar quem precisa. Só estou um pouco esgotada por receber tantos emails com pedidos de ajuda. Alguém me ajuda?

Um comentário:

Se quiser deixar aqui o seu ponto de vista, ficarei muito grata!